30 de janeiro de 2008

As vantagens da Web 2.0

A visão de um professor de inglês em Espanha, sobre as ferramentas sociais de aprendizagem.



Bem, espero que contribua para uma melhor pronúncia dos "nuestros hermanos" a inglês... Mas deve ser uma árdua tarefa...

Eh, eh, eh!

:D

29 de janeiro de 2008

Outra ferramentas que gostaria de usar

Actualmente encontram-se efectivamente imensas ferramentas úteis na Web, as últimas pelas quais tenho passado os olhos são:

- O glogster, que é uma ferramenta para fazer posters:
http://www.glogster.com/new/

- O zotero, que parece que tem muitos potencialidades como gestor de informação e bibliografia. Agora com o futuro doutoramento penso que vai dar jeito: http://www.zotero.org/

- Também gostaria de saber melhor como funciona o Creative Commons Licence: http://creativecommons.org/

Tenho de arranjar maneira de dedicar algum tempo a cada um deles!

Outro software que já usava no computador velho (pelo menos um idêntico) é o PDFWChange Viewer, que permite sublinhar e anotar os documentos em PDF que se vai lendo. Para aqueles que preferem ler em papel, não interessa! Mas eu leio quase tudo no ecrã... Senão não ganhava para a tinta e o papel!

Até à próxima!
:)

4 de janeiro de 2008

Top 100 das ferramentas grátis para a aprendizagem

O e-learning vive das possibilidades facultadas pelas ferramentas disponibilizadas online e, se elas são grátis, ainda melhor!!! ;)

Aceda a Top 100 Free Tools for Learning 2007 e confirmem se os vossos softwares favoritos lá estão e, sobretudo conheçam outros que poderão melhorar a prática educativa online!

3 de janeiro de 2008

Ter sucesso como estudante online

Ser estudante online nem sempre é fácil e requer um enorme compromisso. Num outro post referia-me às responsabilidades dos alunos de cursos online em: Os estudantes online também têm deveres , estes deveveres relacionam-se com o envolvimento desde o início, de forma a ultrapassar dificuldades, avançando sempre de forma a atingir os objectivos.

What Makes a Successful Online Student? Apresenta boas dicas para aproveitar ao máximo o seu curso de e-learning.