15 de abril de 2008

A questão da gestão conhecimento em educação

O campo da gestão do conhecimento é importante, quer no âmbito da gestão das organizações, quer, logicamente, no campo da educação. Um professor necessita de conhecer o contexto da partilha e construção e difusão de conhecimento, de forma a preparar os estudantes para uma vida de aprendizagem e de trabalho. Se nós interagimos com pessoas, ideias ou conceitos, o conhecimento e a aprendizagem são os nossos companheiros, permanentes. Conforme sublinha, Siemens (2006) “life is learning”.

Por outro lado, torna-se cada vez mais importante, a credibilidade e os bons resultados das instituições de ensino superior, locais onde, por excelência, é incentivado o aumento do conhecimento da sua população. No caso da Universidade Aberta, o ano de 2007 representa um marco importante, pois a adopção do novo modelo pedagógico baseado exclusivamente em metodologias da educação online, onde a aprendizagem é realizada recorrendo à plataforma de e-learning e às ferramentas de comunicação colaborativa, as quais promovem uma relevante cultura de partilha e construção de conhecimento. Neste ambiente online, os alunos são incentivados à colaboração e à cooperação e a aprendizagem que daí advém é ampliada por essa interacção social, em que a criação de conhecimento seria o objectivo do grupo/comunidade e não apenas uma meta individual. Neste sentido, o conhecimento não deve ser estático, mas antes dinâmico e plural:

“Idea diversity is essential to the development of knowledge advancement, just as biodiversity is essential to the success of an ecosystem. To understand an idea is to understand the ideas that surround it, including those that stand in contrast to it. Idea diversity creates a rich environment for ideas to evolve into new and more refined forms. Scardamalia, M. (2002)

O conhecimento não deve permanecer em ilhas isoladas, pois para que tenha verdadeiro valor e sirva de alguma coisa, o conhecimento deve fluir num processo social.


Na Ubon, A. & Kimble, C. (2002) consideram que o conceito de compreensão partilhada (shared understanding) é crucial para a partilha do conhecimento efectiva. Segundo eles, os indivíduos necessitam de possuir os mesmos significados no processo de comunicação. A investigação nesta área mostra que a compreensão partilhada e um determinado denominador comum numa comunidade é essencial para a colaboração e para a produção e transferência de conhecimento (Lave & Wenger, 1991; Clark, 1996 in Na Ubon, A. & Kimble, C., 2002). Na educação à distância online, a compreensão partilhada é fundamental para o processo de aprendizagem realizado entre os estudantes. Aquela pode estimular e encorajar a pesquisa e a partilha de informação e conhecimento, através do desenvolvimento das suas capacidades de comunicação e de participação em actividades colaborativas.

Relacionado com a gestão do conhecimento e a sua partilha, deve sublinhar-se a importância das novas tecnologias da informação e comunicação, na medida em que estas proporcionam formas mais eficazes de suporte e transferência de informação e conhecimento. Neste contexto, o e-learning parece ser uma modalidade de aprendizagem “amigável” para a criação, partilha e gestão do conhecimento. De facto, espera-se que esta investigação permita compreender melhor, como os estudantes de ambientes mediados por computador, com a ajuda das ferramentas sociais da Web 2.0, partilham conhecimento e quais as motivações que os levam a partilhar mais ou menos a informação e conhecimento e quais os factores que contribuem para esse processo.

Na Ubon, A. & Kimble, C. (2002). Knowledge Management in Online Distance Education. In Proceedings of the 3rd International Conference Networked Learning 2002, University of Sheffield, UK, March 2002, pp.465-473.
www.cs.york.ac.uk/mis/docs/km_in_olde.pdf

Scardamalia, M. (2002). Collective cognitive responsibility for the advancement of knowledge. In Liberal education in a knowledge society, ed. B. Smith, 76-98. Chicago: Open Court. http://ikit.org/fulltext/inpressCollectiveCog.pdf

Siemens, G. (2006). Knowing Knowledge. ISBN 978-1-4303-0230-8.
http://www.elearnspace.org/KnowingKnowledge_LowRes.pdf

O conceito de knowledge Management (KM)

O conceito de Gestão de conhecimento (GC) está enormemente difundido, sobretudo ao nível das organizações. O conhecimento é visto como um factor de riqueza, já que contribui para o aumento de produtividade dos seus colaboradores. A ideia que postula que nas organizações o conhecimento é poder tem razão de ser, mas é a partilha de conhecimento que representa actualmente o maior valor na sociedade actual:

“Knowledge which is created in the mind of the individuals is generally of little value to an enterprise unless it is shared.” (Small et al., 2006).


O escritor futurista norte-americano Alvin Toffler escreve neste âmbito que “we are now living in a `knowledge-based society', where knowledge is the source of the highest quality power.” (in Nonaka et al., 2000).


Neste âmbito, Na Ubon, A. & Kimble, C. (2002) consideram que o conceito de Knowledge Management “is the management of processes that govern the creation, dissemination, and utilisation of knowledge by merging technologies, organisational structures and people to create the most effective learning, problem solving, and decision-making in an organisation”.


Logo, é do interesse das organizações realizar eficazmente a gestão do conhecimento e esta, está relacionada com a capacidade para criar novo conhecimento, difundi-lo por toda a organização e incorporá-lo nos seus processos, produtos e serviços. Num mundo onde os mercados, os produtos, as tecnologias, os concorrentes, as regulamentações e mesmo as sociedades mudam rapidamente, é necessário uma inovação constante e um conhecimento que permita tal inovação, logo o conhecimento tornou-se numa fonte muito importante de vantagem competitiva. Portanto, os especialistas em gestão actualmente, consideram o conhecimento e a capacidade de o criar e utilizar, a fonte mais importante de conseguir uma importante vantagem competitiva (Nonaka et al., 2000).

Na Ubon, A. & Kimble, C. (2002). Knowledge Management in Online Distance Education. In Proceedings of the 3rd International Conference Networked Learning 2002, University of Sheffield, UK, March 2002, pp.465-473. www.cs.york.ac.uk/mis/docs/km_in_olde.pdf

Nonaka, I., Toyama, R. & Konno, N. (2000) SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation, Long Range Planning (33), pp. 5–34.

Small, C. T. & Sageb, A. P. (2006). Knowledge management and knowledge sharing: A review. Information Knowledge Systems Management 5 (2005/2006) 153–169. IOS Press.

11 de abril de 2008

Nova etapa

Uma nova etapa na minha vida vai começar!
Vou fazer uma tese de doutoramento na área da gestão do conhecimento aplicado à educação online.

O título provisório da tese será:

Gestão e partilha de conhecimento numa comunidade de aprendizagem online

Se alguém quiser dar sugestões é bem vindo! ;)