15 de abril de 2008

O conceito de knowledge Management (KM)

O conceito de Gestão de conhecimento (GC) está enormemente difundido, sobretudo ao nível das organizações. O conhecimento é visto como um factor de riqueza, já que contribui para o aumento de produtividade dos seus colaboradores. A ideia que postula que nas organizações o conhecimento é poder tem razão de ser, mas é a partilha de conhecimento que representa actualmente o maior valor na sociedade actual:

“Knowledge which is created in the mind of the individuals is generally of little value to an enterprise unless it is shared.” (Small et al., 2006).


O escritor futurista norte-americano Alvin Toffler escreve neste âmbito que “we are now living in a `knowledge-based society', where knowledge is the source of the highest quality power.” (in Nonaka et al., 2000).


Neste âmbito, Na Ubon, A. & Kimble, C. (2002) consideram que o conceito de Knowledge Management “is the management of processes that govern the creation, dissemination, and utilisation of knowledge by merging technologies, organisational structures and people to create the most effective learning, problem solving, and decision-making in an organisation”.


Logo, é do interesse das organizações realizar eficazmente a gestão do conhecimento e esta, está relacionada com a capacidade para criar novo conhecimento, difundi-lo por toda a organização e incorporá-lo nos seus processos, produtos e serviços. Num mundo onde os mercados, os produtos, as tecnologias, os concorrentes, as regulamentações e mesmo as sociedades mudam rapidamente, é necessário uma inovação constante e um conhecimento que permita tal inovação, logo o conhecimento tornou-se numa fonte muito importante de vantagem competitiva. Portanto, os especialistas em gestão actualmente, consideram o conhecimento e a capacidade de o criar e utilizar, a fonte mais importante de conseguir uma importante vantagem competitiva (Nonaka et al., 2000).

Na Ubon, A. & Kimble, C. (2002). Knowledge Management in Online Distance Education. In Proceedings of the 3rd International Conference Networked Learning 2002, University of Sheffield, UK, March 2002, pp.465-473. www.cs.york.ac.uk/mis/docs/km_in_olde.pdf

Nonaka, I., Toyama, R. & Konno, N. (2000) SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation, Long Range Planning (33), pp. 5–34.

Small, C. T. & Sageb, A. P. (2006). Knowledge management and knowledge sharing: A review. Information Knowledge Systems Management 5 (2005/2006) 153–169. IOS Press.