Muitos dos alunos que frequentam cursos mediados por computador, não dominam desde o início, as novas ferramentas tecnológicas que são necessárias para acompanhar o seguimento do curso, por essa razão, surgem alguns contratempos stress e insatisfação. No entanto, com decorrer do curso, essas dificuldades iniciais desaparecem. Fiquei com a percepção que os problemas com as tecnologias são ultrapassados progressivamente e para isso contribuiu as ajudas dos colegas e também dos professores, que procuraram auxiliar os alunos a sentirem-se mais confortáveis com a tecnologia que está a ser usada. Assim, quando não existem problemas relacionados com as tecnologias, as pessoas sentem-se satisfeitas consigo próprias, com as suas aprendizagens e também satisfeitas com o curso:
“Quando me inscrevi foi para aprender e uma das coisas que sinto é estar mais à vontade com estas novas tecnologias. O conhecimento é sempre importante e ajuda-nos a crescer se não for logo é a longo prazo. Utilizamos e reutilizamos o conhecimento.”
De salientar, que falhas das tecnologias vão acontecer sempre, mesmo aos mais experimentados em alguns casos depende mais da máquina do que do indivíduo. No entanto, ao longo de um curso online verifica-se que os alunos se vão sentindo mais competentes ao nível das tecnologias, o que por si significa uma enorme satisfação pessoal.
26 de dezembro de 2007
Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar stress
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)