Quando os alunos dão a conhecer nas suas mensagens aspectos da sua personalidade, estão a construir a sua presença social online. Esta presença social vai ajudar os colegas a sentirem-se confortáveis nas interacções estabelecidas. A comunicação online torna-se mais fácil e amigável quando se tem uma ideia da personalidade de quem esta do outro lado. Nesta perspectiva, Pallof & Pratt (1999) consideram que um ambiente social e amigável é essencial para que a aprendizagem online ocorra.
Por sua vez, Swan, K & Shih, L. F. (2005), distinguem alunos com elevada/baixa presença social. Estas autoras observaram que os alunos com elevada presença social, consideram que aprenderam melhor com as mensagens dos outros colegas, enquanto que os alunos com baixa presença social pensam que construíram o seu conhecimento, sobretudo através do seu trabalho individual, na elaboração das suas respostas no fórum.
Swan, K & Shih, L. F. (2005) verificaram também que os estudantes mudaram os seus estilos de comunicação, adaptando-o à discussão assíncrona dos fóruns online. Aqueles alunos que apresentavam uma elevada presença social, adoptaram um estilo muito mais informal, enquanto nos estudantes que apresentavam uma baixa presença social, optaram por um estilo mais formal.
Palloff, R. M. & Pratt, K. (1999). Building learning Communities in Cyberspace: Effective Strategies for the OnlineClassroom. San Francisco, Jossey-Bass Publishers.
Swan, K. & Shih, L. F. (2005). On the nature and development of social presence in online course discussions. JALN, 9(3). Acedido em 17.03.2006: http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/socpresJALN.pdf
26 de dezembro de 2007
A percepção de presença social dos alunos
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)