O humor é um exemplo de expressão social, indicadora de efectividade, tal como considera Rourke & Anderson 2000 e Rourke et al. (2004). Com o humor pretende-se provocar, bajular, ironizar, e utilizar diminutivos ou aumentativos para contrastar o discurso (aspecto muito presente no discurso dos portugueses). Porém, o uso de humor é muito sensível, pode aproximar as pessoas mas também pode ser mal interpretado:
“Procuro comunicar como o faço habitualmente, com humor, demonstrando disponibilidade para ajudar e cooperar, sendo franco, evitando conflitos e procurando contribuir para que as coisas corram bem. Sobretudo penso naquilo que os outros poderão interpretar da minha mensagem. Procuro evitar mal-entendidos, tento ser o mais explícito possível e adoptar um tom cooperante e construtivo. Estas preocupações são ainda maiores quando utilizo o humor, que é sempre dado a ambiguidades.”
No entanto o humor também é uma qualidade muito apreciada:
“A honestidade intelectual, a solidariedade, a cumplicidade sadia na construção comum do saber, o humor, a amizade desinteressada são qualidades que aprecio nesta comunidade”
“Aquilo que mais me cativa nas pessoas (virtuais ou não): humor, criatividade, escrita emotiva”
“(…) também não me posso esquecer dos momentos de descontracção e informalidade dos espaços sociais criados em todas as disciplinas, em que com algum humor vamos tendo um conhecimento das características e dos hobbies dos colegas e professores.”
“Em relação às boas experiências, tive muitas, como sejam, os momentos de humor, as mensagens de incentivo, as palavras amigas, os reforços positivos tanto da parte dos professores como dos colegas.”
Como se pode perceber, as pessoas reagem de maneira diferente ao humor. O humor pode ser indispensável na comunicação interpessoal, porque desanuvia e facilita a exposição de assuntos mais complicados ou pelo contrário melindra algumas pessoas.
Rourke, L., Anderson, T., Garrison, R., Archer, W. (2004). Assessing Social Presence in Asynchronous Text-based, Computer Conferencing. University of Alberta
Acedido em 14.01.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/SocialPresence_Final.pdf
26 de dezembro de 2007
O humor em cursos mediados por computador
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)