A interacção com a interface ou a tecnologia, isto é, a interacção com o medium que conecta os alunos ao conteúdo, ao professor e aos colegas.
Hillman, et al. (1994) e Hewitt (2003) in Swan (2004) referem que as interacções com as interfaces dos cursos são um factor importante que influem na aprendizagem. Isto é, interacções difíceis ou negativas podem diminuir a aprendizagem. Por exemplo, quando um estudante tem dificuldade em navegar e chegar a todos os conteúdos ou instruções específicas ficará em desvatagem. Então, plataformas mais completas, mas também mais fáceis de usar irão apoiar a aprendizagem. Também é importante disponibilizar apoio permanente para orientar os alunos e ajudá-los a superar as dificuldades em relação às tecnologias.
Alguns autores referem que a interface deve ser “transparente”, isto é, deve ser acessível e intuitiva, para que os estudantes consigam facilmente e ao fim de pouco tempo de utilização, sentir-se familiarizados e satisfeitos com o ambiente mediador que apoia a aprendizagem online.
Assim, no que respeita às plataformas de ensino online, elas devem permitir uma navegação fácil, onde a informação se encontra bem organizada e de acesso fácil. Para isto contribui um design agradável e uma estrutura simples, apoiada por um mapa geral e também espaços como o HELP ou as FAQ. No que respeita à comunicação numa plataforma de ensino online, esta deve ser facilitada ao máximo, o fórum deve ser eficaz permitindo destacar cada tópico de discussão, o chat e o e-mail devem estar incorporados na própria plataforma e com todas as potencialidades. Também devem ser enfatizados os diferentes meios de distribuição dos conteúdos, além do texto, o áudio, o vídeo, a imagem, com a utilização de aplicações eficientes e acessíveis para os utilizadores.
Swan, K. (2004). Relationships Between Interactions and Learning In Online Environments. The Sloan Consortium.
http://www.sloan-c.org/publications/books/interactions.pdf
18 de dezembro de 2007
Interacção com a interface ou com a tecnologia
Publicada por
JLS
à(s)
12/18/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)