Um conceito interessante é o de proximidade, o qual foi considerado tendo em conta ambientes presenciais de aprendizagem. O conceito de proximidade – immediacy – foi definido por Albert Mehrabian (1969) em Rourke et al. (2004):
" those communication behaviors that enhance closeness to and nonverbal interaction with another”
Também Andersen (1979) em Rourke et al. (2004) considerou o conceito proximidade do professor:
"Teacher immediacy is conceptualized as those nonverbal behaviors that reduce physical and/or psychological distance between teachers and students"
Posteriormente, estes conceitos foram ampliados aos modelos de ensino mediado por computador, tendo em conta a comunicação assíncrona baseada em texto escrito. Os autores O’Sullivan et al. (2004) definem proximidade mediatizada (mediated immediacy) como:
“communicative cues in mediated channels that can shape perceptions of psychological closeness between interactants”
Tendo em conta Gunawardena & Zittle (1997) em Richardson & Swan (2003) os comportamentos de proximidade do professor são regidos pelos mesmos fenómenos que regem a presença social, independentemente do meio de comunicação em causa. Assim, tanto professor como alunos, quando envolvidos em discussões assíncronas desenvolvem comportamentos de proximidade que são valores inerentes à cultura online.
O objectivo é, diminuir a distância psicológica entre os indivíduos envolvidos em cursos online. As atitudes de proximidade do professor online são especialmente importantes, na construção de uma atitude positiva por parte dos alunos em relação à sua aprendizagem e também à satisfação com o curso. Neste sentido, Christophel (1990) em Richardson & Swan (2003) observou que a percepção de comportamentos de proximidade, das características pessoais e da motivação do professor estavam relacionados com maiores níveis de aprendizagem dos alunos.
Richardson, J. C. & Swan, K (2003). Examining Social Presence in Online Courses in Relation to Students Perceived Learning and Satisfaction. JALN Volume 7, Issue 1
Acedido em 24.02.2006: http://www.sloanc.org/publications/jaln/v7n1/pdf/v7n1_richardson.pdf
Rourke, L., Anderson, T., Garrison, R., Archer, W. (2004). Assessing Social Presence in Asynchronous Text-based, Computer Conferencing. University of Alberta
Acedido em 14.01.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/SocialPresence_Final.pdf
26 de dezembro de 2007
A importância da proximidade do professor
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)