Tal como consideram Richardson & Swan (2003) o desenho de um curso online deve ter em consideração os mecanismos e os comportamentos, através dos quais a presença social é integrada nestes ambientes de aprendizagem.
Aragon (2003) explicita algumas estratégias a ter em consideração no momento do design de um curso online e que irão facilitar o estabelecimento da presença social num curso online:
· Desenvolvimento de mensagens de boas vindas. Estas mensagens podem ser inclusivamente em vídeo, sendo que este autor considera muito importante que os alunos conheçam o professor antes de começar o curso.
· Disponibilização dos perfis dos alunos. A fotografia, o e-mail, a identificação no chat, uma biografia sucinta, são aspectos importantes que irão ajudar a criar uma ligação social entre todos.
· Incorporação de áudio. Muitas plataformas de ensino já permitem estabelecer comunicações através da codificação sonora do texto escrito, o que constitui uma excelente possibilidade para a criação de presença social.
· Limitação do tamanho da turma online. O elevado tamanho da turma limita o estabelecimento da presença social, a relação de estudantes-professor nunca poderá ser superior a 30:1, caso contrário a presença social dos alunos e professor vai diminuir. No entanto, o tamanho da turma vai depender do curriculum do curso, das características dos alunos, entre outros aspectos.
· Estruturação das actividades colaborativas. É notório que as actividades colaborativas favorecem o aumento de presença social, mas na verdade, estas têm de ser planeadas antecipadamente, para que sejam bem sucedidas - os trabalhos de grupo, o “brainstorming”, os debates, as discussões, as tarefas e os projectos de grupo não devem ser realizadas de improviso.
Aragon, S. (2003). Creating social presence in online environments. New Directions for Adult & Continuing Education, 100, 57-69. Acedido em 09.11.2006: http://fpdc.kent.edu/online/doc/aragon.pdf
26 de dezembro de 2007
Presença social e design do curso
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)