Um curso online necessita de um longo caminho antes de efectivamente começar. Numa fase preliminar, o design, a selecção dos conteúdos, a organização, a adopção da tecnologia apropriada devem ser detalhadamente pensadas. Depois a estruturação das tarefas, a constituição dos grupos de trabalho. Também não devem ser esquecida a cultura a adoptar online, assim como os mecanismos de facilitação e motivação apropriados de todos os participantes.
Durante o curso, os elementos que influenciam a experiência educativa, são a construção de conhecimento (presença cognitiva), a presença do professor a orientar a progressão das aprendizagens (presença de ensino) e a presença social que está relacionada com a saliência dos participantes e a construção de um anbiente social propício à aprendizagem. Numa comunidade colaborativa online, aqueles elementos estão relacionados e se tudo funcionar bem os resultados devem ser proveitosos: uma elevada interacção, uma aprendizagem efectiva notável e satisfação com o curso online.
26 de dezembro de 2007
O longo caminho para obter um curso online
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)