Garrison e Anderson (2003) definem a presença cognitiva da seguinte forma:
“We see cognitive presence as the extend to which learners are able to construct and confirm meaning through sustained reflection and discourse in a critical community of inquiry”.
A presença cognitiva é o elemento-chave no pensamento crítico, um elemento necessário que leva a níveis mais altos de pensamento e de aprendizagem.
Tem sido observado, que as discussões online permitem uma maior investigação e experimentação, favorecem o pensamento divergente, a exploração de perspectivas múltiplas, assim como, a percepção complexa, quando comparadas com as discussões FaF, numa sala de aula tradicional (Picciano, 2002). É uma boa prática, encorajar a reflexão através de perguntas abertas estimulantes, considerando pontos de vista diferentes, mas apoiando e modelando a participação de modo a serem obtidos comportamentos cognitivos desejados.
Garrison, D. R. (2003). Cognitive presence for effective asynchronous online learning: The role of reflective inquiry, self-direction and metacognition. In J. Bourne & J. C. Moore (Eds.), Elements of quality online education: Practice and direction. Volume 4 in the Sloan C Series, Needham, MA: The Sloan Consortium. Acedido em 21.08.2006: http://communitiesofinquiry.com/sub/papers.html
Picciano, A.G. (2002). Beyond student perceptions: Issues of interaction, presence, and performance in an online course. Journal of Asynchronous Learning, 6 (1). Acedido em 17.03.2006:
http://www.sloan-c.org/publications/jaln/v6n1/v6n1_picciano.asp.
19 de dezembro de 2007
Presença cognitiva
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