Nem sempre fácil criar relações de amizade em ambientes virtuais de aprendizagem. Porém, exceptuando poucos alunos, a maioria consegue estabelecer relações com colegas, que vão para além do trabalho. Alguns alunos, revelam um grande afecto e confiança num número restrito de colegas:
“sim ...de um número reduzido de pessoas ...acho que sim... as pessoas com quem realmente comunico ...sinto que criei um sentimento de confiança ... disponibilidade... abertura ... uma certa tranquilidade talvez.”
As relações online dependem, em grande parte, da personalidade e dos estilos de cada pessoa. A amizade pode crescer para além da turma, se os envolvidos apostarem na relação e em muitos casos podem ficar surpresos com a profundidade da relação estabelecida:
“Talvez seja mais fácil fazer amizades numa turma presencial. Já quanto há intensidade e profundidade das amizades, penso que isso é possível nos dois tipos de turma e estará muito dependente das pessoas e dos contextos envolvidos.”
Vimos que é possível criar amizades online, mas o intervalo de tempo requerido para que essas relações mais profundas ocorram é maior. Na verdade podem ocorrer equívocos nas relações virtuais. Podem verificar-se problemas de interacção devidos às primeiras impressões, porém, a maior parte das vezes os maus entendimentos os ultrapassados.
É sobretudo através do apoio mútuo que se desenvolve o afecto entre colegas e com certeza contribui para um sentimento de alívio, realização e de satisfação. A grande maioria dos alunos admite apreciar muito o apoio que recebe dos colegas:
“Certamente que sim. O apoio que sentimos dos outros é sempre muito importante, porque representa uma manifestação de carinho. E quer o reconheçamos ou não, o carinho é um sentimento que nenhum de nós dispensa.”
26 de dezembro de 2007
O relacionamento com colegas e amizades online
Publicada por
JLS
à(s)
12/26/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)