15 de dezembro de 2007

Avaliação do ensino mediado por computador

A finalidade da avaliação, consiste em determinar se os métodos e materiais são adequados ao cumprimento dos objectivos estipulados no contrato de aprendizagem. Podemos falar de vários tipos de avaliação, a avaliação do aluno, a avaliação do curso e a avaliação do método. No primeiro caso, pretende-se aferir as competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Esta avaliação pode ser feita, recorrendo a testes, exames finais, contributos nos fóruns de discussão, trabalhos individuais ou de grupo. A avaliação dos alunos desempenha um papel fundamental para a sua motivação, ao saberem que vão ser avaliados, os estudantes têm tendência a estarem mais motivados para empreenderem a sua aprendizagem do conteúdo do curso e a participar nas discussões. Neste ponto, é importante portanto, esclarecer desde o início o processo de avaliação no curso. Tal como refere Pereira et al. (2003):

“o tipo de avaliação a efectuar e os respectivos instrumentos deverão ser ponderados pelo Professor/Tutor responsável por cada módulo quando procede à elaboração do Contrato de Aprendizagem. Os estudantes deverão estar informados desde o início, de forma clara e inequívoca, dos aspectos relativos à avaliação, nomeadamente: em que momentos serão avaliados; os objectos e formas de avaliação (teste/exame, ensaio, participação nas discussões, projecto, etc.); as datas e os prazos que têm que cumprir; qual o peso de cada avaliação na classificação final da disciplina.”

A avaliação do próprio curso online, é útil para conhecer a sua eficácia, verificar se a estrutura e os objectivos são adequados ou se são necessárias modificações. Esta avaliação deve permitir conhecer o nível de satisfação dos alunos e por esta razão a opinião destes é muito importante e deve ser recolhida através de inquéritos. Por outro lado, a avaliação do sistema, permite apreciar como as tecnologias utilizadas facilitaram as aprendizagens, assim como, a organização, a duração das actividades, o suporte técnico e a comunicação entre alunos e professores.


Pereira, A.; Mendes, A. Q.; Mota, J. C.; Morgado, L. & Aires, L.L. (2003). Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado: proposta de um modelo. Discursos, Perspectivas em Educação, nº1, pp.39-53.
http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dce/pagina_dce/docs/modelopedagogico.pdf

Arquivo do blogue