26 de dezembro de 2007

Presença social e design do curso

Tal como consideram Richardson & Swan (2003) o desenho de um curso online deve ter em consideração os mecanismos e os comportamentos, através dos quais a presença social é integrada nestes ambientes de aprendizagem.

Aragon (2003) explicita algumas estratégias a ter em consideração no momento do design de um curso online e que irão facilitar o estabelecimento da presença social num curso online:
· Desenvolvimento de mensagens de boas vindas. Estas mensagens podem ser inclusivamente em vídeo, sendo que este autor considera muito importante que os alunos conheçam o professor antes de começar o curso.
· Disponibilização dos perfis dos alunos. A fotografia, o e-mail, a identificação no chat, uma biografia sucinta, são aspectos importantes que irão ajudar a criar uma ligação social entre todos.
· Incorporação de áudio. Muitas plataformas de ensino já permitem estabelecer comunicações através da codificação sonora do texto escrito, o que constitui uma excelente possibilidade para a criação de presença social.
· Limitação do tamanho da turma online. O elevado tamanho da turma limita o estabelecimento da presença social, a relação de estudantes-professor nunca poderá ser superior a 30:1, caso contrário a presença social dos alunos e professor vai diminuir. No entanto, o tamanho da turma vai depender do curriculum do curso, das características dos alunos, entre outros aspectos.
· Estruturação das actividades colaborativas. É notório que as actividades colaborativas favorecem o aumento de presença social, mas na verdade, estas têm de ser planeadas antecipadamente, para que sejam bem sucedidas - os trabalhos de grupo, o “brainstorming”, os debates, as discussões, as tarefas e os projectos de grupo não devem ser realizadas de improviso.

Aragon, S. (2003). Creating social presence in online environments. New Directions for Adult & Continuing Education, 100, 57-69. Acedido em 09.11.2006: http://fpdc.kent.edu/online/doc/aragon.pdf

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