Pode concluir-se que a maior parte dos alunos se empenha na criação da sua presença social. Essa projecção individual é em geral sincera, isto é, os alunos dão-se a conhecer da forma como são na realidade. Os estudantes consideram que os colegas os podem reconhecer e não passam despercebidos para eles. Mas, quem utiliza um estilo de comunicação mais informal, tem uma maior probabilidade de ser reconhecido pelos colegas. A comunicação mais afectuosa e espontânea, ajuda na desinibição de todos e permite o desvendar da personalidade da pessoa que está do outro lado e isso é em geral, mais apreciado. A maioria dos estudantes cumprimenta, saúda, despede-se cordialmente, elogia, incentiva a discussão construtiva e expressa gratidão pelos colegas, quando gosta das suas mensagens e admira a sua postura. Esta forma de estar permite a coesão e o bem-estar numa comunidade de aprendizagem. Não é por acaso que a maioria dos alunos já se sentiu muito contente com as mensagens dos outros.
26 de dezembro de 2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)