20 de dezembro de 2007

Presença de ensino

Anderson et al. (2001) definem presença de ensino como:

“ the design, facilitation and direction of cognitive and social processes for the purpose of realizing personally meaningful and educationally worthwhile learning outcomes”.

Para estes autores, são três os papéis importantes que o professor desempenha de modo a criar a referida presença de ensino em contextos de cursos on-line. O primeiro diz respeito ao design e à organização, o segundo refere-se ao discurso facilitador e o terceiro relaciona-se com as instruções directas fornecidas aos alunos. A presença de ensino começa antes do início do curso, no momento em que o professor desenha e prepara o plano do curso e continua quando o professor facilita o discurso e fornece instruções directas, sempre que solicitadas pelos alunos. Garrison et al. (2000) refere:

“it is the teacher’s responsibility to precipitate and facilitate learning that has purpose and is focused on essential concepts and worthwhile goals”

A Tabela - Organização e planeamento educacional - apresenta os indicadores e respectivos exemplos dos aspectos relacionados com o design e organização da responsabilidade do professor enquanto decorre o curso online (Anderson et al., 2001).






A presença de ensino, que inclui o design e a organização, a facilitação do discurso e a instrução directa, está relacionada com a aprendizagem dos alunos. Assim, quando a aprendizagem online é ineficaz, pode ser porque não houve uma presença de ensino eficaz, com liderança equilibrada levada a cabo pelo professor e numa direcção apropriada (Hiltz & Turoff, 1993 in Kanuka & Garrison (2004). Além disso, a progressão da aprendizagem dos estudantes depende da atitude do professor. De facto, as investigações revelam que uma presença do professor que orienta o discurso crítico e oferece críticas construtivas é crucial a uma aprendizagem online mais efectiva (Fabro & Garrison, 1998).

Anderson, T, Rourke, L., Garrison, D. R. & Archer, W. (2001). Assessing teaching presence in a computer conferencing context. JALN Volume 5, Issue 2.
http://www.aln.org/publications/jaln/v5n2/pdf/v5n2_anderson.pdf

Garrison, D. R., Anderson, T., & Archer, W. (2000). Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. Internet and Higher Education, 2(2-3), 1-14. Acedido em 21.08.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/CTinTextEnvFinal.pdf

Garrison, D. R., Anderson, T., Archer, W. (2001). Critical thinking, cognitive presence, and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance Education, 15(1). Acedido em 21.08.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/CogPresPaper_June30_.pdf

Kanuka, H. & Garrison, D. R. (2004). Cognitive Presence in Online Learning. Journal of Computing in Higher Education. Spring 2004, Vol. 15(2), 30-?.
http://communitiesofinquiry.com/documents/Cog%20Presence%20in%20Online%20Learning%20JCHE.pdf#search=%22Cognitive%20Presence%20in%20online%20learning%22

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