10 de dezembro de 2007

Comunicação assíncrona e síncrona

No e-learning é usual falar das diferenças e das possibilidades da comunicação assíncrona e síncrona. No primeiro caso, a interacção entre os alunos e professores é realizada em diferido através de e-mail, de grupos discussão (newsgroups) ou fóruns. Este tipo de comunicação é talvez o que associamos mais ao conceito de e-learning. O ensino realiza-se à distância, individualmente ou em grupo e independententemente do horário de cada um e da presença do professor. A comunicação assíncrona prevê um nível de interactividade entre alunos e formadores não propriamente imediato, mas separado por um intervalo de tempo. No segundo caso, a comunicação entre os envolvidos é realizada em tempo real, através do chat ou videoconferência; esta opção é a mais apropriada para a transmissão de conhecimentos que exigem discussão imediata e beneficiam de um maior comprometimento do aluno com o professor ou de integração imediata com os colegas.
Na comunicação síncrona os estudantes estão mais dependentes uns dos outros e a flexibilidade do tempo é menor quando colaboram. Na comunicação assíncrona é possibilitada uma maior flexibilidade no tempo dos estudantes enquanto os estudantes cooperam em tarefas de grupo.
As discussões assíncronas permitem também aos participantes a oportunidade de reflectir sobre as contribuições dos colegas e cogitar a propósito das próprias mensagens, o que permite uma maior reflexão entre os estudantes, facto que constitui um aspecto muito importante . Por outro lado, a modalidade assíncrona das discussões online é sentida pelos alunos como mais equitativa e mais democrática, porque todos se podem expressar igualmente.

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