15 de dezembro de 2007

Professor online, e-moderador ou e-tutor

Das palavras inglesas tutor e moderator, o tutor/moderador online, ou e-tutor/e-moderador, desenvolve uma actividade que compreende o gerir e encorajar as interacções entre os alunos, especialmente no que diz respeito às actividades de aprendizagem online. Geralmente o termo tutor é usado para incluir, entre outros, professores universitários, instrutores, formadores profissionais, consultores internos, facilitadores, moderadores, especialistas temáticos e pessoal de apoio à aprendizagem. Neste trabalho vou utilizar estes termos como sinónimos, considerando que, o professor online, o e-moderador ou o e-tutor se referem a qualquer pessoa que desempenhe um papel de apoio à aprendizagem significativa do aluno. De referir, que não há uma forma única e correcta de orientar alunos de um curso online. O papel do e-tutor ou do professor online e as actividades que deve desenvolver devem ser analisadas à luz do contexto específico, ou seja, devem ser tomadas em consideração: o ambiente e as suas limitações, o estado dos alunos, do próprio tutor, o modelo pedagógico.

Outro aspecto importante de abordar é o facto de existirem significativas diferenças entre o professor/autor e o professor/tutor, embora ambos estejam envolvidos no ensino online, o professor/autor desenvolve o teor do curso, escreve e produz o conteúdo, organiza o material e estrutura as unidades do curso. Após a conclusão do conteúdo, o professor/tutor desenvolve a sua actividade ao distribuir o respectivo conteúdo e, o mais importante, ao promover a interacção dos alunos e ao facilitar a sua aprendizagem.

Tanto o professor/autor como o professor/tutor devem conhecer as possibilidades das ferramentas tecnológicas do ambiente de aprendizagem. O primeiro deve ter a consciência das potencialidades daquelas tecnologias para conceber conteúdos mais eficazes e mais apropriados, o segundo deve saber utilizar e esclarecer qualquer dúvida que os alunos possam ter em relação à sua utilização. É importante referir que, actualmente, não é a mesma pessoa a desenvolver os e-conteúdos e efectuar a sua moderação num curso online, já que cada vez mais são requeridos especialistas em cada uma destas áreas.

Arquivo do blogue