26 de dezembro de 2007

Percepção da presença social dos professores

Richardson & Swan (2003) referem que os alunos que apresentam elevados níveis de presença social, se sentam satisfeitos com o seu professor. Isto implica que a presença social que os alunos sentem se relaciona com a percepção social que têm dos seus professores. Possivelmente, os alunos relacionam a sua satisfação com o professor, com a maneira como este se relaciona com eles, em termos de disponibilização de materiais, orientação nas tarefas e feedback a questões colocadas. A presença social do professor sentida pelos alunos é um aspecto muito importante para a aprendizagem.

Também segundo Swan & Shih (2005), a presença social de alunos e professores está relacionada entre si. Se por um lado, a presença social dos alunos é prognóstico da interacção sentida na realização das tarefas, por outro lado, a presença social dos professores é prognóstico de satisfação sentida pelos alunos. Outra conclusão, excepcionalmente importante, apontada pelas mesmas autoras é que a presença social dos professores conta duas vezes mais do que a dos alunos na aprendizagem observada.

As investigações de Jiang & Ting (2000) in Swan (2004) confirmam a importância do professor online, estas autoras observaram relações entre a aprendizagem percebida nos cursos online e as indicações específicas, fornecidas pelo professor, sobre as discussões que se vão realizar e as classificações baseadas nas respostas dadas nas discussões. Este facto, confirma que a proximidade do professor é essencial.

Portanto, a saliência do professor num curso mediado por computador é um aspecto muitíssimo importante para a construção de uma comunidade de aprendizagem que satisfaça todos os intervenientes. Assim, o sucesso ou insucesso de um curso online depende dos comportamentos de proximidade mostrados pelo professor. Para os alunos, um professor online ideal, seria aquele que parece que estar presente todos os dias, e a todas as horas.

Richardson, J. C. & Swan, K (2003). Examining Social Presence in Online Courses in Relation to Students Perceived Learning and Satisfaction. JALN Volume 7, Issue 1
Acedido em 24.02.2006: http://www.sloanc.org/publications/jaln/v7n1/pdf/v7n1_richardson.pdf

Swan, K. (2003). Learning effectiveness: what the research tells us. In J. Bourne & J. C. Moore (Eds) Elements of Quality Online Education, Practice and Direction. Needham, MA: Sloan Center for Online Education, 13-45. Acedido em 16.11.2006: http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/learning%20effectiveness4.pdf

Swan, K. (2004). Relationships Between Interactions and Learning In Online Environments. The Sloan Consortium. Acedido em 26.01.2006:
http://www.sloan-c.org/publications/books/interactions.pdf

Arquivo do blogue