11 de dezembro de 2007

Problemas e desvantagens do e-learning

A implementação de cursos mediados por computador enfrenta alguns obstáculos que resultam do contexto de actuação e das estratégias de ensino aplicadas. Neste contexto, os problemas e as desvantagens do e-learning são (Santos, 2000):
- A reduzida confiança neste tipo de estratégias educativas por parte de educadores, aprendentes, responsáveis de instituições e até alguns grupos-alvo mais conservadores e resistentes à inovação;
- a necessidade de alterar as práticas de trabalho tradicionais de ensino. De facto, as instituições necessitam de uma mudança profunda, para se adaptar a formatos de trabalho mais abertos mais colaborativos e que envolvam a partilha de experiências;
- a elevada quantidade de informação, pode confundir e consumir muito tempo aos estudantes;
- não proporciona uma relação formando/formador típica de uma sala de aula (o que pode não ser um defeito);
- não gere reacções imprevistas e imediatas;
- os custos de acesso à Internet ainda são relativamente elevados para os alunos, sobretudo se o acesso for feito a partir de casa;
- o ensino online pode ter custos elevados, que inicialmente podem exceder os dos métodos tradicionais;
- necessidade da entidade de ensino possuir um servidor para suportar a plataforma educacional;
- pequena largura de banda para aceder à Internet, que limita drasticamente as capacidades das ferramentas multimédia, com inerentes dificuldades de acesso e falhas de comunicação;
- componentes tecnológicos em rápida desactualização;
- os alunos devem dominar as ferramentas das novas tecnologias disponíveis, como é o caso dos Newsgroups, chats, fóruns interactivos para a comunicação e envio de ficheiros multimédia;
- desmotivação dos alunos relacionada com os pontos anteriores ou também pela fraca interacção social entre todos;
- há quem considere que os conteúdos dos cursos on-line são mais generalistas;
- na representação comum, o ensino online ainda é confundido com o ensino à distância por correspondência com pouca credibilidade.

De facto, se colocarmos as vantagens e as desvantagens nos pratos da balança, com certeza que o ensino online é uma opção educativa a explorar.


Santos, A. (2000). “Uma Turma Virtual de Professores. Um Estudo de Caso no Âmbito do Programa de Formação a Distância Prof2000”. http://www.prof2000.pt/users/cfppa/artigos/redes.pdf.




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