26 de dezembro de 2007

A percepção de presença social dos alunos

Quando os alunos dão a conhecer nas suas mensagens aspectos da sua personalidade, estão a construir a sua presença social online. Esta presença social vai ajudar os colegas a sentirem-se confortáveis nas interacções estabelecidas. A comunicação online torna-se mais fácil e amigável quando se tem uma ideia da personalidade de quem esta do outro lado. Nesta perspectiva, Pallof & Pratt (1999) consideram que um ambiente social e amigável é essencial para que a aprendizagem online ocorra.

Por sua vez, Swan, K & Shih, L. F. (2005), distinguem alunos com elevada/baixa presença social. Estas autoras observaram que os alunos com elevada presença social, consideram que aprenderam melhor com as mensagens dos outros colegas, enquanto que os alunos com baixa presença social pensam que construíram o seu conhecimento, sobretudo através do seu trabalho individual, na elaboração das suas respostas no fórum.

Swan, K & Shih, L. F. (2005) verificaram também que os estudantes mudaram os seus estilos de comunicação, adaptando-o à discussão assíncrona dos fóruns online. Aqueles alunos que apresentavam uma elevada presença social, adoptaram um estilo muito mais informal, enquanto nos estudantes que apresentavam uma baixa presença social, optaram por um estilo mais formal.

Palloff, R. M. & Pratt, K. (1999). Building learning Communities in Cyberspace: Effective Strategies for the OnlineClassroom. San Francisco, Jossey-Bass Publishers.

Swan, K. & Shih, L. F. (2005). On the nature and development of social presence in online course discussions. JALN, 9(3). Acedido em 17.03.2006: http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/socpresJALN.pdf

Arquivo do blogue