24 de dezembro de 2007

Factores que influenciam a presença social

Alguns aspectos podem afectar a percepção de presença social, como é o caso das diferenças culturais (Tu 2001; Gunawardena et al. 2001; Gunawardena, et al. 2005).

Gee (1990) e Diaz & Cartnal (1999) em Rourke & Anderson (2000) referiram que estudantes com estilos de aprendizagem mais independentes, tinham preferência por ambientes de ensino à distância em que a interacção social era mais limitada, enquanto que estudantes com estilos mais sociais de aprendizagem, preferem a oportunidade de trabalhar e partilhar experiências com os colegas e professores.

A percepção da presença social apresenta diferenças no que se refere ao género. Richardson & Swan (2003) notaram que uma maior presença social nas mulheres que nos homens, mas as autoras mantêm cautelosas em relação a estes resultados (admitem mesmo ter havido algum desvio no resultado) por isso, aconselham mais investigações relacionando o género e a percepção de presença social. De facto, de forma empírica, fazendo uma analogia com a comunicação FaF, penso que as mulheres, depositam mais elementos emocionais no seu discurso que os homens, por isso não me admira que isso se reflicta numa maior presença social online. Os autores Fredericksen et al. (2000) observaram que as mulheres reportavam maiores níveis de aprendizagem, estes autores também referem que “the online classroom appears to be a very female friendly place.”

Tu (2002) refere-se à questão da privacidade num media afectar o grau de presença social. Como é natural, um meio que é sentido como mais público vai gerar uma menor privacidade e vice-versa. Assim, o sentimento de privacidade pode ser condicionado psicologicamente, mentalmente e culturalmente, logo, um ambiente com menor privacidade, resulta numa diminuição da percepção de presença social, pois os indivíduos vão sentir-se relutantes em salientar-se e revelarem aspectos mais pessoais. Este autor, considera que esta questão deve ser alvo de mais investigações, para tentar compreender como se relaciona a presença social e a privacidade, pois este conceito considerado online é mais difícil de delimitar.

É natural que muitos factores afectem a forma de cada aluno se salientar num ambiente online de aprendizagem, além dos já referidos, a personalidade, a idade de cada estudante, certamente influenciam a sua presença social online.

Richardson, J. C. & Swan, K (2003). Examining Social Presence in Online Courses in Relation to Students Perceived Learning and Satisfaction. JALN Volume 7, Issue 1
Acedido em 24.02.2006: http://www.sloanc.org/publications/jaln/v7n1/pdf/v7n1_richardson.pdf

Rourke , L., & Anderson, T. (2000). Exploring Social Communication in Computer Conferencing. Journal of Interactive Learning Research 13 (3), 259-275.
Acedido em 15.01.2006:
http://communitiesofinquiry.com/documents/Rourke_Exploring_Social_Communication.pdf

Tu, C-H (2002a). The Impacts of Text-based CMC on Online Social Presence. The Journal of Interactive Online Learning Volume 1, Number 2. Acedido em 02.03.2006: http://www.ncolr.org/jiol/issues/PDF/1.2.6.pdf

Tu, C-H. (2002b). The measurement of social presence in an online learning environment. International Journal on E-Learning, 1(2), 34-45. Acedido: 02.03.2006: http://www.aace.org/dl/files/IJEL/IJEL1234.pdf



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