26 de dezembro de 2007

A falta de tempo como gerador de stress em cursos online

Um aspecto sensível que é apontado por quase todos que frequentam cursos online, como gerador de stress é a falta de tempo, que resulta das muitas tarefas a realizar. Um curso online não poder ser comparado com um grupo de discussão sobre um tema de lazer, é necessário muito empenho, dedicação e mesmo sacrifícios, por isso os estudantes devem fizer um esforço e organizaram-se de modo a atingirem as suas metas. Mas é notório que o excesso de tarefas a realizar, os prazos de entrega de trabalhos apertados e coincidentes em diferentes cadeiras, dificultaram em alguns momentos o relacionamento social entre os elementos dos grupos e causaram, por vezes, algum desalento e desilusão pessoal.

Assim, falta de tempo está relacionada quer com os conteúdos programáticos que devem ser exigentes, ao nível da pós-graduação ou mestrado, no que respeita à quantidade e à qualidade/profundidade; quer com aspectos pessoais (vida profissional e familiar, etc.). Para qualquer aluno a sensação que alcançou níveis de performance elevadas à custa de muito empenho pessoal pode ser também, posteriormente, um motivo de satisfação. Sentir que deu tudo de si, para atingir aquelas metas tão ambiciosas, vai significar no final, uma enorme satisfação consigo próprio e também com o curso. Isto é, a satisfação relativamente a um curso exigente só se sente verdadeiramente no final, porque o enorme esforço foi recompensado. Isto significa que controlar a falta de tempo também é difícil, mais não seja pelo facto, de muitos terem uma dificuldade crónica de gestão de tempo (mesmo que seja alargado o prazo, o tempo vai faltar sempre). No entanto penso que o excesso de conteúdos programáticos possam ocorrer em alguns casos, por deficiente planeamento da cadeira ou coordenação das cadeiras entre si.

“ [os factores que geram mais insatisfação são] a falta de tempo; o ritmo demasiado intenso em algumas fases; não conseguir acompanhar de forma eficaz algumas discussões em grande grupo.”

“Houve muitas situações que me geraram stress, mas quando a minha caixa de correio recebeu 102 mensagens para ler das participações no curso, senti-me completamente perdido.”

“A gestão do tempo foi o mais difícil para mim... acho que foi mesmo o tempo... A pouca tranquilidade... o ritmo acelerado.”

A falta de tempo é um aspecto, que entre outros efeitos negativos, interfere nas interacções sociais e, consequentemente diminui a disponibilidade para cada aluno investir na sua presença social e para tentar descobrir melhor os colegas.

Arquivo do blogue