26 de dezembro de 2007

A importância da proximidade do professor

Um conceito interessante é o de proximidade, o qual foi considerado tendo em conta ambientes presenciais de aprendizagem. O conceito de proximidade – immediacy – foi definido por Albert Mehrabian (1969) em Rourke et al. (2004):

" those communication behaviors that enhance closeness to and nonverbal interaction with another”

Também Andersen (1979) em Rourke et al. (2004) considerou o conceito proximidade do professor:

"Teacher immediacy is conceptualized as those nonverbal behaviors that reduce physical and/or psychological distance between teachers and students"

Posteriormente, estes conceitos foram ampliados aos modelos de ensino mediado por computador, tendo em conta a comunicação assíncrona baseada em texto escrito. Os autores O’Sullivan et al. (2004) definem proximidade mediatizada (mediated immediacy) como:

“communicative cues in mediated channels that can shape perceptions of psychological closeness between interactants”

Tendo em conta Gunawardena & Zittle (1997) em Richardson & Swan (2003) os comportamentos de proximidade do professor são regidos pelos mesmos fenómenos que regem a presença social, independentemente do meio de comunicação em causa. Assim, tanto professor como alunos, quando envolvidos em discussões assíncronas desenvolvem comportamentos de proximidade que são valores inerentes à cultura online.

O objectivo é, diminuir a distância psicológica entre os indivíduos envolvidos em cursos online. As atitudes de proximidade do professor online são especialmente importantes, na construção de uma atitude positiva por parte dos alunos em relação à sua aprendizagem e também à satisfação com o curso. Neste sentido, Christophel (1990) em Richardson & Swan (2003) observou que a percepção de comportamentos de proximidade, das características pessoais e da motivação do professor estavam relacionados com maiores níveis de aprendizagem dos alunos.

Richardson, J. C. & Swan, K (2003). Examining Social Presence in Online Courses in Relation to Students Perceived Learning and Satisfaction. JALN Volume 7, Issue 1
Acedido em 24.02.2006: http://www.sloanc.org/publications/jaln/v7n1/pdf/v7n1_richardson.pdf

Rourke, L., Anderson, T., Garrison, R., Archer, W. (2004). Assessing Social Presence in Asynchronous Text-based, Computer Conferencing. University of Alberta
Acedido em 14.01.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/SocialPresence_Final.pdf

Arquivo do blogue