18 de dezembro de 2007

Interacção com a interface ou com a tecnologia

A interacção com a interface ou a tecnologia, isto é, a interacção com o medium que conecta os alunos ao conteúdo, ao professor e aos colegas.

Hillman, et al. (1994) e Hewitt (2003) in Swan (2004) referem que as interacções com as interfaces dos cursos são um factor importante que influem na aprendizagem. Isto é, interacções difíceis ou negativas podem diminuir a aprendizagem. Por exemplo, quando um estudante tem dificuldade em navegar e chegar a todos os conteúdos ou instruções específicas ficará em desvatagem. Então, plataformas mais completas, mas também mais fáceis de usar irão apoiar a aprendizagem. Também é importante disponibilizar apoio permanente para orientar os alunos e ajudá-los a superar as dificuldades em relação às tecnologias.

Alguns autores referem que a interface deve ser “transparente”, isto é, deve ser acessível e intuitiva, para que os estudantes consigam facilmente e ao fim de pouco tempo de utilização, sentir-se familiarizados e satisfeitos com o ambiente mediador que apoia a aprendizagem online.

Assim, no que respeita às plataformas de ensino online, elas devem permitir uma navegação fácil, onde a informação se encontra bem organizada e de acesso fácil. Para isto contribui um design agradável e uma estrutura simples, apoiada por um mapa geral e também espaços como o HELP ou as FAQ. No que respeita à comunicação numa plataforma de ensino online, esta deve ser facilitada ao máximo, o fórum deve ser eficaz permitindo destacar cada tópico de discussão, o chat e o e-mail devem estar incorporados na própria plataforma e com todas as potencialidades. Também devem ser enfatizados os diferentes meios de distribuição dos conteúdos, além do texto, o áudio, o vídeo, a imagem, com a utilização de aplicações eficientes e acessíveis para os utilizadores.

Swan, K. (2004). Relationships Between Interactions and Learning In Online Environments. The Sloan Consortium.
http://www.sloan-c.org/publications/books/interactions.pdf

Arquivo do blogue