26 de dezembro de 2007

O desempenho dos professores pode também gerar insatisfação

Um aspecto causador de stress e insatisfação e que envolve directamente os professores é a sua falta de feedback e, em casos mais graves, “a ausência total dos professores…”. A presença de ensino e social dos professores são factores importantes para a satisfação dos alunos em cursos online, um bom tutor/professor online deve motivar os seus alunos, tentar compreender as suas dificuldades e ajudá-los a atingir as metas de aprendizagem.

É de extrema importância a comunicação oportuna e em tempo útil e, sobretudo o estilo, que deve ser amigável e informal entre o professor e os alunos. Na bibliografia é extensamente referido que o estilo das mensagens trocadas entre os alunos e com os professores de um curso online é um factor determinante. A este propósito, seria muito interessante averiguar a que se deve o receio de ser mais informal com os professores (será o reflexo do estilo imprimido por cada professor?)

Por outro lado, os alunos relacionam a sua satisfação com o professor, com a maneira como este se relaciona com eles, em termos de disponibilização de materiais, orientação nas tarefas e feedback a questões colocadas. A presença de ensino (e social) do professor sentida pelos alunos é um aspecto muito importante para a aprendizagem efectiva e para a satisfação geral sentida pelos alunos.

No entanto, o desempenho dos professores pode sempre melhorar. Já foi extensamente referido qual o papel do professor online, nas diferentes vertentes e também é conhecida a perspectiva dos alunos sobre o que é um “professor online ideal”, acredito que os professores responsáveis conhecem os pressupostos teóricos que regem as funções de um professor/tutor online, será que vai uma distância muito grande entre a teoria e a sua aplicação na prática? O feedback atempado, um melhor design e a organização da cadeira, o incentivo de um estilo mais informal e amigável e a motivação constante no alcance de metas pedagógicas, são alguns pontos a ter em conta.

De salientar ainda a preponderância do papel do professor online e da sua influência positiva ou negativa que pode ter no ambiente de aprendizagem. Tendo em conta os pressupostos do construtivismo, em que os alunos são responsáveis pela sua aprendizagem e construção de conhecimento significativo, a orientação do professor é fundamental, porque se ficar aquém das expectativas, pode prejudicar, em termos de menor satisfação, todos os intervenientes no processo de aprendizagem, como ficou visível nesta investigação. Tal como já tinha sido abordado, a presença social de alunos e professores está relacionada entre si (Swan & Shih, 2005) além disso, estas autoras consideram que a presença social dos professores conta duas vezes mais do que a dos alunos na aprendizagem observada. Nos cursos analisados aqui, cada professor tem uma presença (de ensino e social) distinta. Há mostras de grande empenho e dedicação e também casos de menor zelo, que como se pode verificar trouxeram alguma insatisfação.

Swan, K. & Shih, L. F. (2005). On the nature and development of social presence in online course discussions. JALN, 9(3). Acedido em 17.03.2006: http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/socpresJALN.pdf

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