10 de dezembro de 2007

Vantagens do e-learning

Uma vantagem do e-learning é o facto de o material de estudo estar disponível na plataforma no momento desejado em qualquer local. Desde que ligado à Internet, cada aluno pode controlar a sua aprendizagem. A aprendizagem mediada por computador permite uma formação personalizada, em que cada pessoa aprende à medida das suas conveniências, isto é, cada aluno escolhe para si o processo e o método de aprendizagem que melhor se adapta ao seu estilo, reforçando a ideia que a informação está sempre disponível e a transformação em conhecimento vai depender das necessidades de cada um.
Outras vantagens da modalidade de ensino online são (Santos, 2000):
- Maior oferta de cursos online, mais adequados às necessidades actuais;
- possibilidade de valorização pessoal ou profissional;
- permite realizar cursos não existentes na área de residência;
- Permite compatibilizar melhor a aprendizagem com a actividade profissional e com a vida familiar;
- redução e racionalização dos recursos da entidade de ensino;
- permite obter economia significativa de tempo e de deslocações;
- utilização das tecnologias de informação e comunicação que permitem o acesso e a distribuição rápida de conteúdos mais apelativos;
- produz métodos e formatos de trabalho mais abertos, que envolvem partilha de experiências;
- interactividade fácil;
- flexibilidade de ensino e aprendizagem;
- flexibilidade do tempo e do espaço;
- ritmo personalizado de aprendizagem e possibilidade de auto-formação;
Apesar de uma das grandes vantagens da aprendizagem em ambientes virtuais, ser a comunicação a qualquer hora e em qualquer lugar, muitos estudantes que frequentaram cursos online têm revelado que a referida flexibilidade significa, por vezes, interacções demasiado intensas, uma elevada quantidade de informação para assimilar e, consequentemente, um enorme investimento de tempo (não esperado) para atingir as metas propostas. Outros problemas e desvantagens são apresentadas a seguir.

Santos, A. (2000). “Uma Turma Virtual de Professores. Um Estudo de Caso no Âmbito do Programa de Formação a Distância Prof2000”. http://www.prof2000.pt/users/cfppa/artigos/redes.pdf.




Arquivo do blogue