26 de dezembro de 2007

Desenvolvimento da presença social


Danchak, Walther & Swan (2001) consideram um interessante modelo de equilíbrio da presença social em ambienteis mediados por computador (ver figura). Neste modelo, o equilíbrio refere-se ao nível de interacção esperado nas comunicações. Quando aquele equilíbrio é interrompido, as investigações mostram que os participantes nas discussões online se esforçam para o restaurar. Neste caso, quando estão disponíveis poucos meios para transmitir a proximidade, os participantes nas comunicações mediadas por computador, aumentam os comportamentos de proximidade através das suas mensagens, de modo a preservar a presença social necessária. Swan (2001), em análises do conteúdo de discussões online, observou não apenas níveis elevados de comportamentos de proximidade, mas padrões interessantes no uso destes comportamentos de proximidade ao longo do curso, os quais sustentam este modelo.

Tendo em conta os indicadores coesivos, interactivos e afectivos da presença social, estes autores observaram que à medida que o curso decorria, os indicadores coesivos diminuíam em importância, enquanto que a importância dos indicadores interactivos aumentava, facto que relacionaram com as diferentes etapas da construção da comunidade e concluíram que a presença social apresenta evolução ao longo do tempo. Por outro lado, o uso de indicadores afectivos reflectia geralmente o progredir das discussões ao longo do tempo, sugerindo que a manutenção dos elementos de afectividade são sempre essenciais para a manutenção da comunidade
Fig. – Modelo de equilíbrio da presença social em ambientes mediados por computador. Baseado em Swan (2002)

Neste modelo de equilíbrio, como se pode observar no esquema anterior, à medida que o canal de comunicação afectiva é mais estreito, os comportamentos de proximidade aumentam de forma a aumentar o nível de presença social até ao equilíbrio pretendido.
No entanto, os autores alertam que os resultados obtidos apenas se referem a um único curso, o que torna impossível a sua generalização. Neste sentido propõem a realização de novos estudos noutros contextos de cursos online para verificar se o modelo de equilíbrio da presença social realmente se aplica.
Danchak, M. M., Walther, J. B., & Swan, K. (2001). Presence in mediated instruction: bandwidth, behavior, and expectancy violations. Paper presented at the Seventh Annual Sloan-C International Conference on Online Learning, Orlando, FL. Acedido em 26.04.2006: http://www.rpi.edu/~danchm/Pubs/ALN01.pdf
Swan, K. (2001). Virtual interactivity: design factors affecting student satisfaction and perceived learning in asynchronous online courses. Distance Education, 22, (2), 306-331. Acedido em 13.02.2006: http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/INTERACTIVITY.pdf

Swan, K. (2002). Building Learning Communities in Online Courses: the importance of interaction. Education, Communication & Information , Vol. 2, No. 1. Acedido em 26.04.2006: http://fpdc.kent.edu/online/doc/swan.pdf

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