10 de dezembro de 2007

E-learning ou ensino online mediado por computador

O e-learning caracteriza-se pela mobilidade do ensino, podendo o aluno e o professor estarem separados por milhares de quilómetros. O aluno poderá aceder às aulas onde quer que esteja, desde que exista ligação à Internet, não havendo a necessidade de estar presente numa sala de aula.
Com o e-learning é também possível aceder à informação a qualquer momento, sem necessidade de cumprir um horário rígido, uma vez que as aulas estão permanentemente disponíveis na plataforma, durante o tempo em que decorre o curso, ou ainda mais tempo (nalguns casos). Outra característica do e-learning é o facto de os seus utilizadores, quer alunos quer professores, verem diminuídos os custos, já que não há necessidade de deslocações para uma sala de aula. Além disso, o e-learning é igualmente uma forma de ensino com uma enorme versatilidade, já que estando os materiais de ensino disponíveis na Internet, podem ser alterados, corrigidos e actualizados pelo autor ou pelo professor/tutor com rapidez e facilidade. E isto permite ao aluno aceder a informação mais recente e actual.
Os cursos mediados por computador são eficientes quando são meticulosamente planeados e orientados tendo em conta os requisitos de cada conteúdo didáctico e quando levam em consideração as características dos alunos que os vão frequentar. A escolha das tecnologias e metodologias a adoptar só deve ser feita após o conhecimento detalhado daqueles elementos. Pallof & Pratt (2001) referem que não são os aspectos tecnológicos, mas sim os aspectos pedagógicos que são críticos, para o sucesso de um curso distribuído online. Neste sentido, também Harasim (1990) refere:“Online education is more than a new delivery mode. It is a new learning domain…” .



HARASIM, L. (1990). On-line education: A new domain.

Palloff, R. M.& Pratt, K. (2001). Lessons from the Cyberspace Classroom: The Realities of Online Teaching. San Francisco, Jossey-Bass Publishers.

Arquivo do blogue