17 de dezembro de 2007

Os estudantes online também têm deveres

Não só as funções e os deveres dos professores online são importantes para a construção de um meio online propício à aprendizagem. O sucesso dos alunos num ambiente de aprendizagem mediado por computador depende muito da sua motivação pessoal.

Regra geral, os participantes mais motivados para aprender online são aqueles que são auto-disciplinados, organizados e conseguem planear bem o seu tempo. Para estes, mesmo uma aplicação mais pobre em interactividade e design não constitui um obstáculo à aprendizagem. O maior desafio será encontrar formas de manter os níveis de motivação sempre elevados durante a aprendizagem online.

Na formação online, o aluno deve assumir a responsabilidade do seu processo de aprendizagem com autonomia, o que implica que desenvolva e desempenhe vários papéis e funções como seja: a construção de conhecimento, em que o seu dever ultrapassa a simples leitura da informação proposta. É esperado que ele aja sobre essa informação de uma forma crítica e analítica; que colabore, pois em ambientes online, é esperado que os estudantes trabalhem em conjunto e partilhem recursos e informação.Segundo Harasim, 1990 (in Bullen, 1998) os estudantes de cursos online devem ter algumas competências:

- ter motivação, responsabilidade e capacidade para a auto-aprendizagem;
- ter a liberdade de gerir a sua aprendizagem e a celeridade do estudo;
- ser avaliado presencialmente ou remotamente, de acordo com contrato de aprendizagem definido à partida;
- estar em contacto com o professor ou com a turma utilizando as tecnologias disponíveis;
- avançar na sua aprendizagem de forma autónoma e individualizada;
- aprender ao seu ritmo, de acordo com as suas capacidades e independentemente do ritmo do grupo, não condicionado a um horário rígido;
- fazer a sua aprendizagem baseando-se não apenas nos materiais disponibilizados pelo professor, mas em outros fruto da sua exploração.Alguns alunos encontram dificuldades nestes a ambientes online de aprendizagem.


Nem sempre a liberdade de acesso ao curso tem vantagens, porque muitos dos alunos sentem dificuldade em gerir o tempo. Outro aspecto é a natureza assíncrona da comunicação, em que o atraso das respostas pode dar a sensação das discussões serem menos dinâmicas e interactivas do que as FaF, desencorajando os alunos a participar, por se sentirem isolados e distantes. Como se pode depreender, o ensino a distância mediado por computador não será adequado a todos os níveis de ensino.

Os alunos que frequentam cursos online devem apresentar uma elevada maturidade e autonomia, sem as quais o sucesso não é garantido. Nesta modalidade de ensino os alunos devem ter capacidade e motivação para ler a informação disponibilizada e saber separar o essencial do acessório, ter também competências para analisar e formalizar as possíveis dúvidas, de modo a melhor solicitar apoio dos colegas e/ou do professor e, finalmente, os estudantes devem ser persistentes para esclarecerem as suas dúvidas e não desanimarem quando o feedback não surge tão rapidamente quanto desejado.

Os alunos de cursos online devem também apresentar algumas competências para a comunicação interpessoal, devem desenvolver habilidade para a colaboração e cooperação, a capacidade de trabalho em equipa. A facilidade na expressão escrita e a proficiência na linguagem também ajudam um a aluno online. Mas no final, a motivação dos alunos é o ponto fundamental no ensino online, pois será sempre esta que fará com que os alunos mantenham o seu interesse e se empenhem na construção do seu conhecimento.

BULLEN, M. (1998). Participation and Critical Thinking in Online University Distance Education,Journal of Distance Education. http://cade.athabascau.ca/vol13.2/bullen.html

Arquivo do blogue