A interacção com o conteúdo, corresponde à capacidade dos alunos acederem, manipularem, sintetizarem e comunicarem o conteúdo da informação. Ao interagir com o material que está a ser estudado, o aluno vai assimilando o conteúdo através das diversas percepções que vai tendo dele. Desta forma o nível de conhecimento atingido depende deste processo e da profundidade em que é realizado.
É fácil ficar impressionado com a enorme quantidade de informação disponível na World Wide Web. Mas é importante sublinhar que informação não significa aprendizagem e conhecimento. Por esta razão, muitos investigadores consideram que alguns dos cursos online mediados por computador providenciam fracas oportunidades aprendizagem, já que por vezes é difícil realizar o salto qualitativo da informação para o conhecimento.
A este respeito, Salomon (2000) distingue informação de conhecimento, de forma muito clara, como está explicito na Tabela - Diferença entre informação e conhecimento:
18 de dezembro de 2007
Interacção com o conteúdo
Portanto, saber encontrar informação na Internet constitui já por si um importante passo, que irá facilitar a sua organização para posteriormente serem desenvolvidas as tarefas do curso. Além dos materiais disponíveis na Internet, é fundamental que os conteúdos do curso sejam fáceis de encontrar na plataforma, através de uma boa organização das unidades de ensino.
Salomon, G. (2000). It's not just the tool, but the educational rationale that counts (keynote address). Proceedings of ED-MEDIA 2000, Montreal. http://www.aace.org/conf/edmedia/00/salomonkeynote.htm
Publicada por JLS à(s) 12/18/2007
Arquivo do blogue
-
▼
2007
(47)
-
▼
dezembro
(47)
- Crise no contexto e na forma de ensinar e de apren...
- As metas de um curso online
- Dificuldades com as novas tecnologias podem gerar ...
- O desempenho dos professores pode também gerar ins...
- A falta de tempo como gerador de stress em cursos ...
- O relacionamento com colegas e amizades online
- O humor em cursos mediados por computador
- Cada participante em cursos online, não é só mais um
- O longo caminho para obter um curso online
- Presença social e satisfação com o curso online
- Influência da presença social na aprendizagem efec...
- A importância da proximidade do professor
- Percepção da presença social dos professores
- A percepção de presença social dos alunos
- Presença social, interacção e performance
- Desenvolvimento da presença social
- Aprendizagem da presença social
- Presença social e design do curso
- Práticas que aumentam a presença social
- Factores que influenciam a presença social
- A presença social na construção de comunidades de...
- Presença social e distância psicológica
- Dificuldade do meio de comunicação
- Presença social
- Modelo das Comunidades de inquirição
- Presença de ensino
- Presença cognitiva
- Desenvolvimento de pensamento crítico
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa
- A interacção no seio de comunidades de aprendizagem
- Interacção com o conteúdo
- Interacção com o instrutor
- Interacção com os colegas
- Interacção com a interface ou com a tecnologia
- Comunidades de aprendizagem
- Os estudantes online também têm deveres
- O modelo de e-moderador de Gilly Salmon
- Classificações dos Papéis dos tutores ou professor...
- A importância do professor/tutor em cursos online
- Professor online, e-moderador ou e-tutor
- Avaliação do ensino mediado por computador
- Problemas e desvantagens do e-learning
- Vantagens do e-learning
- Comunicação assíncrona e síncrona
- E-learning ou ensino online mediado por computador
- Do presencial para o online
- colaborar, cooperar e partilhar
-
▼
dezembro
(47)