18 de dezembro de 2007

Interacção com o conteúdo

A interacção com o conteúdo, corresponde à capacidade dos alunos acederem, manipularem, sintetizarem e comunicarem o conteúdo da informação. Ao interagir com o material que está a ser estudado, o aluno vai assimilando o conteúdo através das diversas percepções que vai tendo dele. Desta forma o nível de conhecimento atingido depende deste processo e da profundidade em que é realizado.
É fácil ficar impressionado com a enorme quantidade de informação disponível na World Wide Web. Mas é importante sublinhar que informação não significa aprendizagem e conhecimento. Por esta razão, muitos investigadores consideram que alguns dos cursos online mediados por computador providenciam fracas oportunidades aprendizagem, já que por vezes é difícil realizar o salto qualitativo da informação para o conhecimento.

A este respeito, Salomon (2000) distingue informação de conhecimento, de forma muito clara, como está explicito na Tabela - Diferença entre informação e conhecimento:


Portanto, saber encontrar informação na Internet constitui já por si um importante passo, que irá facilitar a sua organização para posteriormente serem desenvolvidas as tarefas do curso. Além dos materiais disponíveis na Internet, é fundamental que os conteúdos do curso sejam fáceis de encontrar na plataforma, através de uma boa organização das unidades de ensino.
Salomon, G. (2000). It's not just the tool, but the educational rationale that counts (keynote address). Proceedings of ED-MEDIA 2000, Montreal. http://www.aace.org/conf/edmedia/00/salomonkeynote.htm

Arquivo do blogue