15 de dezembro de 2007

A importância do professor/tutor em cursos online

Nos ambientes de ensino virtuais, os tutores, moderadores ou professores são a ponte entre a instituição de ensino e o aluno. Eles precisam de compreender quer o ambiente em que estão a trabalhar quer as técnicas de ensino que são eficazes neste ambiente. Actualmente, a maioria dos ambientes de aprendizagem online são predominantemente baseados em texto. Um professor pode estar envolvido em actividades como o apoio, a discussão, a colaboração e a moderação, utilizando a comunicação verbal escrita. Estas interacções podem ser síncronas ou assíncronas e podem ser enriquecidas com o uso de multimédia (gráficos, imagens, áudio ou vídeo). É pois natural que as técnicas de tutoria online difiram consideravelmente das usadas em cenários presenciais e a preparação de actividades obrigue a um trabalho intenso com as equipas de design educacional, especialistas multimédia e informáticos que trabalham com o especialista de conteúdos.

Se perguntarmos aos professores que já tenham tido experiências de tutoria online, se as exigências que o tutor enfrenta online diferem das que são enfrentadas em ambientes presenciais, com certeza que todos concordam que sim. De facto, as questões genéricas e as situações com que têm de lidar são, na sua essência, as mesmas. O professor online tem de gerir um curso, guiar os alunos através da experiência de aprendizagem, motivá-los, interagir com eles, avaliá-los e lidar com conflitos e dificuldades. As diferenças no papel do e-tutor resultam das características típicas dos ambientes online, como a ausência de todos os aspectos da comunicação face-a-face (FaF), como as entoações, as expressões faciais, os sorrisos e o movimento corporal. Assim, a utilização do texto como principal meio de comunicação, as questões relacionadas com o acesso às novas tecnologia, mas também, a interacção com recursos multimédia eficazes disponíveis online, são pontos a que o professor online deve dar atenção.

Do ponto de vista estudante, o professor online ideal deveria (Higgison, C. A. - Online Tutoring e-book):

- facilitar a comunicação e alimentar a comunidade de aprendizagem;

- monitorizar os contributos de cada um;

- facilitar acesso administrativo e técnico;

- fornecer instruções online;

- fazer uma moderação atempada das discussões no fórum;

- orientar os alunos ao longo do curso;

- motivar;

- tolerar as diferenças;

- ajudar os formandos a atingir os seus objectivos.

No mesmo sentido, Duggleby (2000) em Higgison, C. A. - Online Tutoring e-book, considera que, durante um curso online, o professor/tutor deve assumir um conjunto de funções específicas, tais como:

- Dar as boas vindas aos formandos;

- encorajar e motivar ;

- monitorizar o progresso da aprendizagem;

- assegurar que os formandos estão a trabalhar ao ritmo adequado;

- dar informações, explicar, clarificar e aprofundar;

- dar feedback do trabalho dos formandos;

- assegurar que os formandos estão a cumprir os standards e requisitos exigidos;

- assegurar o sucesso da comunicação;

- facilitar a comunidade de aprendizagem;

- fornecer apoio técnico;

- terminar o curso.

O Institute of Educational Technology da Open University do Reino Unido produziu um conjunto de linhas mestras para ajudar a estabelecer e definir a qualidade da tutoria online dos seus próprios cursos. As suas recomendações focam-se sobretudo nas interacções com os estudantes online e consideram que o tutor deve (Sharpe and Baume in Higgison, C. A. - Online Tutoring e-book):

- Prestar apoio;

- Demonstrar adequado conhecimento da material;

- Responder a pedidos directos de informação;

- Acompanhar as discussões;

- Fornecer resumos e feedback às actividades;

- Monitorizar a participação dos formandos


HIGGISON, C. A. Online Tutoring e-book http://otis.scotcit.ac.uk/onlinebook/



Arquivo do blogue