26 de dezembro de 2007

Presença social, interacção e performance

A importância da interacção online é sugerida por muitos investigadores da bibliografia (Picciano, 1998; Swan et al. 2000; Richardson & Swan, 2001; Rourke et al., 2001). A maioria dos estudantes que frequentam cursos em modalidade online refere ser essenciais e motivadoras as interacções mantidas entre todos os participantes.

Os conceitos de presença social e interacção são relativamente diferentes, enquanto o primeiro se refere a uma medida subjectiva da presença dos outros, a interacção está relacionada com a qualidade e quantidade da comunicação num determinado contexto, isto é, está relacionada com o processo de comunicação. Gunawardena (1995) distingue entre interacção e presença social, argumentando que a presença social requer que os indivíduos aumentem a consciência em relação à interacção, ou seja, a interacção é o “design” e as estratégias que estimulam a presença social.

Sendo a presença social distinta de interacção, verifica-se nalguns casos, que interacção pode indicar presença social, no entanto é possível que os alunos interajam, enviando mensagens para o fórum de discussão, sem que se sintam efectivamente ligados ao grupo. Assim, a interacção e a presença podem afectar a performance dos alunos de forma independente (Picciano, 2002). Este autor observou que a presença social, a interacção e a aprendizagem sentidas estão correlacionadas. No entanto, considerou que a presença social percepcionada não está correlacionada com as actuais interacções, nem com a performance actual.

Outra observação curiosa feita por Eastmond (2005) dá-nos conta que a comunicação mediada por computador não é inerentemente interactiva, mas depende da frequência, da conveniência e da natureza das mensagens enviadas para o fórum (Swan, 2002).

Russo & Benson (2005) nas suas investigações, observaram uma correlação significativa entre a performance dos alunos e a percepção da sua própria presença social online, a qual depende da interacção estabelecida entre os alunos.

Rourke & Anderson (2002) verificaram que eram obtidos maiores níveis de participação, de motivação e de satisfação, quando as discussões em grupo eram lideradas por alunos moderadores. Na verdade, esses alunos devem ser inicialmente orientados para essas funções, de forma a esta estratégia ser eficaz e promover uma maior interacção entre os estudantes.

Torna-se claro que a interacção entre os alunos é um factor importante, que vai influenciar a presença social sentida, e por esta razão, a performance e o sucesso de um curso depende da natureza dos alunos e da sua habilidade para interagir (Picciano, 2002).

Picciano, A.G. (2002). Beyond student perceptions: Issues of interaction, presence, and performance in an online course. Journal of Asynchronous Learning, 6 (1). Acedido em 17.03.2006: http://www.sloan-c.org/publications/jaln/v6n1/v6n1_picciano.asp.

Richardson, J. C. & Swan, K (2003). Examining Social Presence in Online Courses in Relation to Students Perceived Learning and Satisfaction. JALN Volume 7, Issue 1
Acedido em 24.02.2006: http://www.sloanc.org/publications/jaln/v7n1/pdf/v7n1_richardson.pdf

Rourke , L., & Anderson, T. (2000). Exploring Social Communication in Computer Conferencing. Journal of Interactive Learning Research 13 (3), 259-275.
Acedido em 15.01.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/Rourke_Exploring_Social_Communication.pdf

Rourke, L., Anderson, T., Garrison, D. R., & Archer, W. (2001) Methodological issues in the content analysis of computer conference transcripts. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 12. Acedido em 24.01.2006: http://communitiesofinquiry.com/documents/2Rourke_et_al_Content_Analysis.pdf

Russo, T., & Benson, S. (2005). Learning with Invisible Others: Perceptions of Online Presence and their Relationship to Cognitive and Affective Learning. Educational Technology & Society, 8 (1), 54-62. Acedido em 10.02.2006: http://www.ifets.info/journals/8_1/8.pdf

Swan, K. (2002a). Building Learning Communities in Online Courses: the importance of interaction. Education, Communication & Information , Vol. 2, No. 1. Acedido em 26.04.2006: http://fpdc.kent.edu/online/doc/swan.pdf

Swan, K. (2002b). Immediacy, social presence, and asynchronous discussion. In J. Bourne & J. C. Moore (Eds) Elements of Quality Online Education, Volume 3. Needham, MA: Sloan Center for Online Education. Acedido em 26.04.2006: http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/ISP&ADpict.pdf

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