18 de dezembro de 2007

Interacção com o instrutor

A interacção com os instrutores, refere-se à habilidade dos estudantes comunicarem e receberem feedback dos seus professores. Esta interacção que ocorre entre o estudante e o seu professor, pode ser o feedback do professor às mensagens endereçadas pelo aluno, as mensagens do professor que promovam uma melhor integração na comunidade e também, mensagens relacionadas com resolução de problemas ou ajudas específicas. Neste sentido, Richardson & Ting (1999) em Swan (2002) observaram que estudantes envolvidos em discussões assíncronas consideravam todas as interacções com o instrutor de excepcional importância.

Para facilitar a interacção com o professor uma boa estratégia é dissipar quaisquer dúvidas que possam existir, para isso, disponibilizar o plano de estudos e o contrato de aprendizagem vai ajudar a orientar os alunos previamente. No entanto, programar sessões de chat com todos os alunos pode permitir a consolidação da interacção com o professor.

A quantidade e qualidade das interacções do instrutor com os alunos está relacionada com a aprendizagem dos alunos (Jiang & Ting, 2000) in Swan (2002). Assim, é importante proporcionar oportunidades frequentes para essas interacções, quer públicas quer privadas, entre os alunos e o professor. Na prática, o professor deve estabelecer quais as expectativas que tem em relação à interacção que os alunos devem ter com ele. Por outro lado deve facultar um feedback esclarecedor e atempado aos alunos (Swan, 2004).

Swan, K. (2002). Immediacy, social presence, and asynchronous discussion. In J. Bourne & J. C. Moore(Eds) Elements of Quality Online Education, Volume 3. Needham, MA: Sloan Center for Online Education.
http://www.kent.edu/rcet/Publications/upload/ISP&ADpict.pdf

Swan, K. (2004). Relationships Between Interactions and Learning In Online Environments. The Sloan Consortium.
http://www.sloan-c.org/publications/books/interactions.pdf

Arquivo do blogue